sábado, 8 de março de 2008

Nós também quase fomos deportados!

Gostaríamos de compartilhar com vocês alguns fatos importantes da nossa viagem agora que cada vez mais os turistas brasileiros têm precebido a entrada negada nos aeroportos na Espanha e em outros paíse da Europa.

Descobrimos logo de cara que apesar do turismo ter se tornado algo bastante expressivo na cultura das cidades européias não espere ser recebido de braços abertos pelo simples motivo de ser de fora. Para nós dois as diferenças entre os brasileiros e os espanhois começam na forma mais básica de tratamento humano, a hospitalidade. E parece que os espanhois têm um falsos cognato com um significado muito distorcido dessa palavra.

Nós, como muitos outros compatriotas verde-amarelos que cruzaram o mar para chegar aqui, fomos barrados pelo controle de imigração ao pisar em solo catalão e fomos "convidados a passear" de camburão pelo aeroporto. Sem muitas palavras ou explicações sobre oque estava realmente acontecendo, quase quatro horas depois, tivemos nosso passaportes finalmente carimbados e fomos liberados para entrar legalmente no país.

Não era preciso entender sequer nem uma palavra de espanhol ou catalão para compreender que não eramos tão bem vindos quanto esperávamos. Traumas à parte, depois deste lamentável episódio, finalmente iríamos aproveitar a oportunidade de estar na Espanha e conhecer outras águas salgadas, que não as do Atlântico.

0 Comments: