domingo, 30 de dezembro de 2007

Afinal, oque diabos é um pueblo?

ALERTA INICIAL: a divisão política da Espanha é altamente estranha para nós brasileiros e já adiantamos que é muito difícil de se explicar.

Imagine um país que ainda pode ser tratado como um "reino medieval", isso mesmo, daqueles com castelos e reis bem ao estilo O Senhor dos Anéis. Então, a Espanha é assim e ainda é dividida em mais dezessete "sub-países", cada qual independente, porém subordinado ao rei (não funciona como os estados brasileiros, são mais parecidos com os antigos feudos). Cada uma dessas Comunidades Autônomas, como são chamadas, possui um presidente, que é eleito pelo voto do povo.

Para se ter uma idéia melhor, Barcelona é a capital da Catalunha, uma dessas comunidades. A Catalunha por sua vez é dividida em mais quatro províncias: Lérida, Tarragona, Gerona e Barcelona. A cidade de Barcelona é a capital da província de Barcelona, e em volta existem os pueblos, que são como distritos. Os pueblos também são independentes e cada qual tem seu Ayuntamiento (parecidos com as prefeituras).


Resumindo: Estamos na Espanha, hospedados em um pueblo chamado Castelldefels. Aqui é uma região que faz parte de Barcelona, mas que tem uma "prefeitura própria" e fica uns 30 min de trem do grande centro turístico. Enfim, Castelldefels faz parte de Barcelona e ao mesmo tempo não faz. Dissemos que seria complicado explicar. Ainda hoje não compreendemos direito como funciona...

1 Comment:

JOÃO RENATO said...

c tava tipo no eldorado entao, que é parte de contagem mas que quer ser belo horizonte, tipo