quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Sobre o turismo em Barcelona

O mais óbvio ao se falar de turismo em Barcelona, além de mencionar sua agitada vida noturna, é citar Las Ramblas. Rambla vem do árabe “ramla”, e significa o caminho que a água da chuva faz no chão em direção ao mar. E o percurso mais natural para conhecer essa avenida é exatamente esse: saindo da Plaza Catalunya e descendo até o porto, onde está o monumento de Cristóvão Colombo, que indica com o dedo a direção das Américas.

Aqui, os seculares prédios escondem bares, cafés e lojas modernas, que rodeiam a larga avenida por onde transita o principal fluxo de pessoas na cidade. Não é um lugar para se visitar com pressa, mas para se perder por horas entre os artistas de rua, animais, flores, frutas e bancas de jornais de diversas partes do mundo (colecionamos exemplares escritos em árabe, francês, romeno e inglês – mas não vimos nenhum jornal brasileiro dando as caras por aqui).

Apesar das diversas culturas em movimento e do sentimento de animação ouvido em línguas diferentes, nas Ramblas tudo é muito caro. Um garrafinha de água nas calçadas desta avenida custa, no mínimo, o dobro do preço que encontramos ao virar a esquina e andarmos mais uns dois quarteirões ruelas adentro.

À direita de quem desce está um mercado que para nós, belorizontinos, é uma paisagem bastante familiar. O Mercat Sant Josep, popularmente conhecido como La Boquería, é algo bem parecido com o Mercado Central, onde pudemos encontrar frutas, legumes, carnes, cogumelos, insetos comestíveis e toda sorte de bichos marinhos – ainda vivos.

Quase no fim da avenida, em uma rua estreita à esquerda, descobrimos o Museu de Cera, que funciona em um palacete do século XIX e que contém uma grande coleção de personalidades mundiais feitas em cera. Saindo do museu encontramos um curioso bar anexo com uma pequena placa antiga onde se lê “Bosc de Fades”. Definitivamente é o melhor lugar para se passar a primeira noite na cidade. Com uma temática interessante, uma mistura de taverna medieval com um bosque repleto de surpresas, o ambiente pode parecer estranho a primeira vista, mas garantimos que é muito legal. Curiosidade: o primeiro item da carta de coquetéis é a brasileiríssima caipirinha!

Enquanto descíamos as Ramblas, fomos tentados a desbravar as ruelas sinuosas e úmidas do Bairri Gótic. Esta parte da Ciutat Vella é uma das regiões mais antigas de Barcelona. Esse bairro parece estar escondido nas sombras da história, mas, ao contrário do que se pode imaginar, é o lugar perfeito para as compras dos descolados-moderninhos-alternativos-contemporâneos. No meio do caminho encontramos um curioso camelo que nos convidava a entrar em uma galeria chamada El Mercadillo. Lá encontramos várias coisas estranhas, desde largas calças turcas à um tipo de pano para se usar no pescoço chamado “palestino”, passando por uma considerável variedade de utensílios voltados para o consumo de drogas, até roupas para bebês com estampas de bandas punk. Foi também no Mercadillo que ficamos sabendo das baladas e shows alternativos que fervilham na cidade. Recebemos alguns flyers que davam direito a entrada grátis em vários desses eventos. É meio trash mas é divertido.

0 Comments: