sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Sobre Barcelona, o Burro Catalão e a saudade

Barcelona é, sem dúvida, uma cidade de contrastes: está entre o mar e a montanha, entre a loucura e a sensatez, entre o colorido e o cinza, entre a vanguarda e a tradição. É cidade cosmopolita por vocação, que já nasceu como lugar de passagem de mercadores e viajantes de todo o mundo. O comércio costeiro sempre foi o forte do lugar, mas Barcelona também é dona de uma lista quase infinita de galerias de arte, museus, monumentos e edifícios de grande interesse.

A cidade é rival de longa data da capital da Espanha, Madrid, em aspectos que vão muito além do que vemos nas partidas entre o Real Madrid X F.C. Barcelona. O touro, símbolo da Espanha, encontra aqui seu inimigo, o Burro Catalão, espécie típica de burrinho que esteve à beira da extinção, mas que, por um esforço do governo da Catalunha, hoje é um protegido símbolo do caráter trabalhador e leal desse povo que zomba daqueles que os chamam de espanhóis.

São múltiplas as oportunidades que um lugar como este pode oferecer. É certo que trouxemos de volta para casa um pouco daquela sensação de que dava para aproveitar um pouco mais por lá. Mas é isso que nos faz ter vontade de voltar para lá sempre, e voltar para nossa casa aqui no Brasil sempre. Porque assim entendemos porque saudade é uma palavra que só existe para nós, brasileiros.

0 Comments: