terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Capítulo 3: AQUI NA ESPANHA...

... a comida é muito estranha.

E nao é só porque rima, nao. As coisas de comer aqui sao realmente bizarras, estranhas e muito esquisitas. Tudo vem pronto. O prazer da culinária praticamente inexiste. Eu e o Gui estávamos outro dia no supermercado (antro da bizarrice) e chegamos à conclusao que se um espanhol ficasse perdido em uma ilha deserta e encontrasse uma cenoura, um frango, arroz, ou outras comidas in natura, ele ia morrer de fome. Dá uma olhada no que significa cenoura e beterraba para uma pessoa daqui:
Cenoura é zanahoria, beterraba é remolacha (em castelhano). Limpas, descascadas e raladas. É só abrir e comer. A mandioca (aqui tem!) vem envernizada! Juro!!! O feijao (alubia), nosso velho conhecido, já vem cozido, em um pote de vidro de conserva. Nao temos nenhuma foto do feijao nem da mandioca, mas saca só como vem o milho (quando na espiga), o purê de batatas e a lentilha:

Tudo absolutamente pronto! Limpo, descascado, cozido. Basta esquentar, se quiser. Uma coisa engraçada é o ovo: vêm naquela mesma embalagem comum no Brasil, uma dúzia deles enfileiradinhos na caixinha. Mas o que é interessante é notar que todos vêm com um código impresso, o que garante que nenhum deles está estragado. Olha só:

A pior de todas as bizarrices comestíveis aqui é o tempero. Ou pior, a falta de tempero. Tudo é temperado somente com um pouco de sal, o que faz que todas as comidas tenham o mesmo sabor, da salada à carne. Quanto as embalagens, elas são muito parecidas com as do Brasil, mas tudo em tamanhos estranhos. O azeite vem em embalagens de 5 litros, mas o arroz, em pacotinhos de 1 kg. Falaremos mais desses tamanhos diferentes quando contarmos a vida "descansada" das donas de casa espanholas, no quesito limpeza da casa.

Voltando à comida, se tudo fosse gostoso, temperadinho, com sabor de comida, acho que até daria pra engolir. Mas nao rola. Sabe comida de bandeijao da faculdade? Piore muito: tire um pouco da cor, do cheiro e do sabor da comida. Nao adicione nada de tempero e nao cozinhe direito. Voilà! A legítima cozinha espanhola.Isso pq ainda nao tivemos o "prazer" de degustar nenhum prato típico daqui. Pelomenos o Gui já experimentou uma paella e gostou.

Outro dia caímos na bobeira de comprar um suco com leite sabor "caribe" (que diabos é isso?) que tinha gosto de areia, duas saladas (prontas) com gosto de nada, um pacote de batatas MUITO salgadas e dois sanduíches de jamón (presunto) com mostarda - a única coisa que prestou...

5 Comments:

Salomão Terra said...

Como diria Stalone Cobra: "coma peixe, peixe faz bem!"

JOÃO RENATO said...

Sensacional, adorei o post!
Quando comerem a paella, tirem fotos e contem o q acham!

Priskka said...

Vocês voltaram! Eeeeeeeeeee!
Achei que tivessem sumido! Cara, eu vou levar minha comida quando viajar, senão passarei fome!

Alexei Fausto said...

A paella é bem gostosa, pelo menos a que minha professora de español fez...

Como ela é da Andaluzia pode ter diferença...

Mas, comida pronta, é um sonho, hehehehe

quem precisa de tempero?

Ingrid said...

Ah, então é só levar sazon pra todo lado e tacar nas comidas

Por isso que quando esse povo vem pro Brasil fica doido né ....

hihihi

Adorei o post!

Saudades docês bjs