sábado, 5 de janeiro de 2008

Capítulo I: AQUI NA ESPANHA...

...e as culturas diferentes.

Para ler com voz de narrador da sessão da tarde: "Um casal do barulho apronta confusões da pesada ao ter a brilhante idéia de
descrever as várias coisas bizarras, estranhas e muito esquisitas que encontraram do outro lado do mundo. Naaaaão percam o primeiro episódio do "Aqui na Espanha.."


Como esperávamos, os choques culturais aconteceram logo dos primeiros dias aqui, então vamos por partes. Primeiro choque, a rotina diária do espanhol é beeem diferente da nossa e meio complicado se acostumar com a mudança de fuso horário. O dia aqui se divide em seis partes: matinada (5h-7h), matí (8h-12h), migdia (13h-14h), tarda (15h-18h), vespre (19h-21h) e nit (22h-4h). Acordar cedo aqui significa 8h da manha, horário em que o céu começa a clarear (só pra constar, isso é equivalente as 5h da manhã no horário de Brasília). As lojas abrem às 9h e tudo fecha as 14h para a infame e peculiar siesta. NOTA: Quase que fomos literalmente expulsos de uma lojinha, com direito a porta batendo as nossas costas e alguns resmungos initeligíveis da dona, simplesmente por ficar uns 0,5 minutos depois que deu o horário.

Nossa sorte é que o horário de
siesta não se aplica aos muitos estabelecimentos do grande centro de Barcelona, em função dos turistas. Depois da siesta as coisas só voltam a funcionar aqui por volta das 18h e continuam até as 21h. As refeiçoes também são feitas em horários mais tardes: o almoço é depois das 14h e o jantar, depois das 22h. Para sair para a balada começamos a nos arrumar por volta da 23h, pois a vida noturna começa a ficar agitada só depois das 2h.

Aqui na Espanha come-se pelo menos quatro refeições diárias, assim como aqui no Brasil. Mas a quantidade de comida que se come aqui é impressionante. Em nosso primeiro almuerzo, no nosso primeiríssimo dia aqui, fomos em uma taverna basca (pronuncia-se "taberna vasca") e descobrimos que pede-se “primeiro, segundo e terceiro prato”. Depois da vôo a fome foi tanta que pedimos no primeiro prato ovos com bacon e no segundo um tal de entrecort, que nada mais é do que bife com batata frita. No primeiro prato logo de cara veio um prato gigante, com dois ovos mal passados e quilos de bacon. Custamos a comer e já chegou o segundo, com uma bisteca gigante - mal passada - e tanta batata frita que daria umas duas porcões dos botecos de BH. Tudo acompanhado de muito pão...Enfim, como cada um de nós só tem um estômago cada, dispensamos, claro, o terceiro prato. Com o tempo se pega o jeito de saber o que pedir nos restaurantes...Tin tin!


2 Comments:

Unknown said...

Ai que saudade....

inferno da consciência said...

comida, comida, comida....


cade o gordinho do papai??? hein? hein?