segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Capítulo 4: AQUI NA ESPANHA...

... a expressao "sexo, drogas e rock'n roll" faz bastante sentido!



Mesmo após várias semanas aqui, ainda não entendemos muito bem a naturalidade com a qual o espanhol entende os temas desse post. Sex-shops e afins estão espalhados por todo lado. Ha alguns quarteiroes daqui tem uma tabacaria que vende tudo o que é necessário para que você plante, processe e fume sua própria maconha em casa. Já o rock'n roll fica por parte dos varios "inferninhos" espalhados em Barcelona, alguns deles até muito parecidos com os belorizontinos A Obra e Matriz.



Ontem fomos a um desses lugares, uma boate de heavy-metal chamada Valhalla. Este classico clube de rock foi simplesmente o lugar mais barato e legal em que bebemos aqui na Espanha, ara se ter uma idéia, a Heinekein custa miseros 3 €! Mas este nem foi o grande atrativo porque o fodastico Guitar Hero III pode ser jogado com a fantastica-mother-fucker-guitarrinha, e pasmem, de graça!


Aqui faz-se necessário uma pequena interrupção no nosso relato para deixar bem claro que este post so vai ter fotos deste dia por tres motivos:
1) tocar Guitar Hero com a guitarrinha é mais legal.
2) Guitar Hero é o melhor jogo criado nos ultimos tempos.
3) As nossas fotos com a guitarrinha ficaram fodas!

Agora, voltemos ao restante do post.


No Brasil, os sex-shops sao lojas estranhas, com a fachadas escuras e discretas, frequentadas por tipos estranhos às escondidas. Já aqui, o acesso é tao fácil que outro dia entramos em uma achando que era uma papelaria. Saímos de lá tao rápido quanto entramos, completamente constrangidos com os “artigos” comercializados em todas as cores e tamanhos. No shopping aqui perto tem um sex-shop que nao tem entrada restrita a menores de idade, nem qualquer indicaçao do que é vendido, confundindo-se facilmente com as outras lojas.



O uso de camisinha também parece ser bem difundido, pois existem máquinas pela rua que vendem preservativos em diversos sabores! A forma que as pessoas dançam e se vestem também transpira sensualidade. As músicas contém letras altamente picantes, aos moldes do funk carioca, mas dança-se Bachata e Reaggeton. Todas essas coisas ainda são tabus no nosso país, mas é o Brasil que leva a fama internacional de ser liberado sexualmente.



A prostituição também é algo espantoso por aqui. Segundo o telejornal essa “indústria” movimenta 2% de todo o dinheiro da Espanha! É muito dinheiro, se pensarmos que esta não é uma atividade regularizada e que, infelizmente, é praticada majoritariamente por estrangeiras que saíram de seus países e estão em situação ilegal no país. Muitas, com certeza, enviam grande parte do dinheiro que ganham de volta para seu país de origem e mesmo assim, o dinheiro que fica aqui ainda representa 2% da renda do país. É algo espantoso. Já ouvimos dizer que Barcelona e Madrid são as capitais internacionais da prostituição no mundo, mas não temos dados para afirmar isso.



Não podemos deixar de comentar outro assunto que nos soou um tanto quanto chocante no comportamento do povo espanhol: aqui se consome muita droga, especialmente maconha e cocaína. Olhando pela janela da sala vemos uma varanda que ostenta vasinhos de marijuana bem tratadas. Chegar em um restaurante e comentar que você gostaria de tomar uma coca pode ser um pouco constrangedor, pois coca não é utilizada para denominar Coca-Cola, e sim cocaína. O jornal ADN de semana passada informava que órgãos do governo fizeram um estudo para saber a quantidade da droga que é consumida na província de Barcelona, e para isso analisaram a água do esgoto das residências, a fim de verificar indícios da droga. Foi constatado que são consumidas, nessa região, 73.000 “raias” de cocaína todos os dias. Maconha é algo bem comum de se ver por aqui. Pessoas de todas as idades consomem a droga em parques públicos, praças e ruas da cidade.


1 Comment:

Alexei Fausto said...

Quem precisa de ir para a holanda!?